Síntese Aditiva
Chama-se a esta mistura de aditiva, porque soma-mos duas cores.
Em 1801, o físico inglês Thomas Young (1733-1829) propôs a sua teoria tricromática, completada mais tarde pelo físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879), e segundo a qual, toda a cor se pode obter a partir de três cores básicas, fundamentais ou primárias para a luz: o azul, o vermelho e o verde, e para os pigmentos: o amarelo, o magenta e o ciano.
Estas cores formam um conjunto de três luzes coloridas que podem ser misturadas para produzirem a sensação de luz branca, tão aproximadamente quanto possível.
Existe um número infinito destes conjuntos desde que respeitem a condição de nenhuma das cores individuais destes ser capaz de igualar a mistura das outras duas.
À junção de duas cores primárias dá-se o nome de cor secundária (vermelho-alaranjado, verde, lilás) . Por exemplo, juntando o azul e o amarelo obtém-se o verde.
A Pintura impressionista é um bom exemplo de aplicação do conhecimento de síntese Aditiva, pois podemos ver pequenas pinceladas justapostas de diferentes tons, que são demasiadamente pequenas para serem lidas em separado.
O resultado é uma mistura óptica da cor- mistura aditiva. Para que o efeito resulte é necessário manter uma certa distância.
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